0 comentários helena

Foram 1.088 pessoas atendidas pela FAS na madrugada mais fria de 2021. Segundo a FAS, quem notar uma pessoa em situação de rua pode ajudar a levá-la para um abrigo.

Os abrigos de Curitiba tiveram recorde, mas ainda assim não ficaram totalmente cheios, segundo a prefeitura mais de 500 leitos ficaram desocupados.

Foi a madrugada mais fria do ano na capital paranaense, em que a temperatura mínima chegou a 0,6°C, os abrigos da prefeitura tiveram recorde no número de acolhidos da população em situação de rua. Foram 1.088 pessoas atendidas nas unidades mantidas pela Fundação de Ação Social (FAS) nesta segunda-feira (28), segundo a prefeitura.

Neste ano, o maior número de acolhimentos tinha sido registrado na última terça-feira (22), quando 1.058 pessoas foram abrigadas pela prefeitura. A população pode ajudar no acolhimento acionando a FAS. Saiba como fazer abaixo.

Com a queda das temperaturas durante toda a semana, a FAS ampliou em duas horas a ação intensificada para abordagem social e encaminhamento de pessoas desabrigadas para os acolhimentos.

Segundo a prefeitura, desde a noite de domingo (27), o trabalho passou a ser feito das 18h até meia-noite, quando as equipes percorrem a cidade em busca de pessoas em situação de risco.

A FAS disse que vai manter as ações intensificadas neste horário em todas as noites em que houver previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 9°C.

Para quarta-feira (30), algumas cidades do Paraná podem registrar temperaturas ainda mais baixas. Confira a previsão do tempo.

Risco de hipotermia
A ampliação do horário da ação tem o objetivo de garantir que o maior número possível de pessoas seja resgatado antes das madrugadas, principalmente quando as temperaturas costumam ser mais baixas.

“O frio pode causar a hipotermia, lesão provocada pelas baixas temperaturas e que pode levar uma pessoa à morte. Precisamos proteger quem está em situação de rua e garantir que todas possam ser acolhidas”, explica o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.

Para isso, a população em geral também pode ajudar no atendimento. Segundo o presidente da FAS, quem notar uma pessoa em situação de rua pode entrar em contato por meio da Central 156 ou pelo aplicativo Curitiba 156 e informar o endereço onde essa pessoa está.

Durante a noite, as equipes da FAS fizeram 250 abordagens sociais, 247 delas a partir de solicitações que chegaram pela Central 156. Em 101 situações, as equipes estiveram nos endereços indicados, mas já não havia ninguém no local.

Balanço
Desde o início da pandemia, em março de 2020, a média diária de acolhimento nas unidades tem sido de 800 pessoas, mas com a chegada do frio este número passa de mil.

Mesmo com o recorde de acolhimento, os abrigos da Prefeitura de Curitiba tiveram 547 vagas livres na madrugada mais fria de 2021 até agora. Apesar do frio intenso, 132 pessoas foram abordadas, mas recusaram atendimento, e 19 receberam cobertores porque estavam pouco agasalhadas.

Das 1.088 pessoas acolhidas nesta segunda-feira, 335 procuraram o serviço espontaneamente nas casas de passagem onde o atendimento é feito sem a necessidade de encaminhamento das equipes técnicas.

Outras 115 pessoas foram encontradas pelas equipes da FAS nas ruas e levadas para os acolhimentos, onde podem dormir em camas, tomar banho quente, receber roupas limpas e se alimentar.
 

Fonte: https://marmorariacuritiba.com.br/blog/teve-recorde-de-atendimentos-nos-abrigos-de-curitiba-na-noite-mais-fria-do-ano

Blog Telas Curitiba

Artigos Recentes

Arquivos

Tags

Estar eletrônico começa a funcionar em Curitiba Shoppings de Curitiba começam a reduzir horários de atendimento ao público nesta quarta Curitiba e Região Metropolitana terão rodízio de água de segunda (23) a quarta (25) Coronavírus: Alunos de escolas municipais de Curitiba que ficaram sem merenda começam a ganhar cestas básicas https://marmorariacuritiba.com.br/blog/atencao-concurso-publico-para-preenchimento-de-905-vagas-sera-realizado-pela-prefeitura-de-curitiba Motorista de aplicativo, Michelle Chinol, é encontrada morta dentro de porta-malas de carro em Curitiba Está acontecendo o festival do torresmo em Curitiba Está acontecendo o festival do torresmo em Curitiba Começou hoje em Curitiba a Smart City Expo Professora tira a roupa em supermercado de Curitiba em protesto antirracismo Shopping de Curitiba realiza Especial Música na Praça